Creative

Creative Game Blog

  • RSS
  • Delicious
  • http://www.facebook.com/andersonsgrabin
  • Twitter

Popular Posts

Hello world!
Righteous Kill
Quisque sed felis

Categoria

AION (15) Apache (1) Comandos (2) Dicas (25) FreeBsd (4) Iniciantes (90) internet (2) Jogos (4) Linux (2) Metin2 (61) Multimidia (23) Mysql (1) novidades (13) Personalização (16) Php (1) Sistema (74) softwers (32) Videos (78) web (18)

Metin2

Tudo sobre o metin dicas do jogo e configuração do servidor,tutoriais,arquivos e etc...

FreeBsd

Tudo sobre o sistema como instalação,manuseio etc...

Aion

Dicas do jogos,arquivos do servidor,tutoriais e etc

Dicas

Dicas sobre varios asuntos

Novidades

tudo o que acontece no mundo e que vira asunto

Como recuperar o MBR original do computador!
Quando se instala um sistema operativo novo, o MBR é modificado. Por conseguinte, este acontecimento aparece, por exemplo, na instalação do Ubuntu. Ora, nem sempre o utilizador fica satisfeito com o resultado e quer voltar ao início, ou porque a instalação do Ubuntu não permitiu a utilização do Windows, ou porque o próprio utilizador não gostou do Ubuntu e quer formatá-lo e voltar para o Windows. Para esses casos, se utilizador quiser voltar ao Windows através da partição de recuperação ou do DVD de recuperação irá deparar-se com um pequeno problema: o MBR não é modificado. Assim, se quer voltar a ter o seu MBR padrão, ou original, do seu computador, continue a ler.
Tal como referi num artigo há algum tempo atrás, se a instalação do Ubuntu não for feita com alguns certos cuidados, o Windows pode ficar inacessível. Em certos casos a única solução é voltar tudo ao início e fazer novamente a instalação mas com os devidos cuidados.
Por outro lado, alguns utilizadores (que não deram tempo suficiente para ver todas as potencialidades) ficam rapidamente fartos do Ubuntu e querem eliminá-lo do seu computador. A solução parece simples: formatar a partição. No entanto, não é só isso, é também necessário modificar o MBR para apontar para o Windows, caso contrário ele irá continuar a apontar para o Grub (o programa que permite escolher, no boot, o Sistema Operativo a arrancar), dando o seguinte erro:
GRUB Loading stage1.5.
GRUB loading, please wait…
Error 17

Se o utilizador tiver o DVD de instalação do Windows, é possível, através dele, recuperar o MBR e voltar a ter acesso ao Windows, eliminando o Grub. No entanto, na maior parte dos portáteis actuais, eles não trazem o DVD de instalação mas, sim, ou uma partição de recuperação ou um DVD de recuperação que apenas copiam para a partição do Windows todos os ficheiros, pondo-a exactamente igual como se tivesse saído da caixa. Ora, este método, que eu tenha conhecimento, nunca actualiza o MBR, impossibilitando, na mesma, o acesso ao Windows, uma vez que ao ligar o computador, mesmo que o Ubuntu esteja formatado, o MBR irá tentar abrir o Grub que já não existe (ver imagem acima).


Mas afinal o que é o MBR?
Se teve a ler este texto e ainda não sabe o que é o MBR, recomendo que leia a secção “Funcionamento de um computador” do artigo seguinte:
Como recuperar o Grub?
Pode também aprofundar o conhecimento lendo o artigo sobre o MBR (Master Boot Record) da Wikipédia, clicando aqui.

Resolução do problema
A resolução é muito simples e passa apenas pela execução de dois comandos do terminal. Apesar de ser simples, tem uma pequena particularidade: precisa de ter o CD de arranque do Ubuntu para proceder à sua resolução.
Esta resolução é uma alternativa à resolução clássica que fazia uso do pacote ms-sys, que não se encontra disponível em Ubuntus mais actuais, que sejam posteriores ao Karmic Koala, incluindo o próprio Karmic Koala. Existem maneiras de instalar o ms-sys, mas visto que existe esta resolução simples, não é necessário proceder a tais resoluções mais complicadas.
Assim, antes de mais, caso não tenha o CD de arranque recomendo que faça download dele e o grave num CD de modo a poder arrancar o seu computador por ele. Outra forma de arrancar com o Ubuntu em memória, é através de uma pen USB, que recomendo. Se prefere instalar através de uma pen drive, recomendo que veja o artigo seguinte:
3 maneiras de instalar o Ubuntu através duma Pen USB
Depois de ter o CD ou a pen drive pronta, arranque o seu computador com um deles para poder ter acesso ao Ubuntu em memória.

Quando estiver com o Ubuntu pronto a ser utilizado, abra o terminal (Aplicações→ Acessórios→ Consola) e escreva o seguinte para instalar o LILO (uma aplicação equivalente ao Grub, que permite escolher o sistema operativo a abrir aquando do arranque do computador):
sudo apt-get install lilo

Atenção, não se preocupe com esta instalação, pois ela não irá utilizar o seu disco, mas, sim, apenas a memória RAM do seu computador. Depois de instalar o LILO, basta executar o comando seguinte para recuperar o MBR original do seu computador:
sudo lilo -M /dev/sda mbr

Em princípio, o seu computador a partir de agora estará com o MBR padrão. Por isso reinicie o computador  para verificar o seu estado.

Referências:
Can not install ms-sys (Ubuntu 9.10 live CD) – Ubuntu Forums;
Master Boot Record – Wikipédia, a enciclopédia livre.
Fonte: Ubuntued

Leave a Reply