Creative

Creative Game Blog

  • RSS
  • Delicious
  • http://www.facebook.com/andersonsgrabin
  • Twitter

Popular Posts

Hello world!
Righteous Kill
Quisque sed felis

Categoria

AION (15) Apache (1) Comandos (2) Dicas (25) FreeBsd (4) Iniciantes (90) internet (2) Jogos (4) Linux (2) Metin2 (61) Multimidia (23) Mysql (1) novidades (13) Personalização (16) Php (1) Sistema (74) softwers (32) Videos (78) web (18)

Metin2

Tudo sobre o metin dicas do jogo e configuração do servidor,tutoriais,arquivos e etc...

FreeBsd

Tudo sobre o sistema como instalação,manuseio etc...

Aion

Dicas do jogos,arquivos do servidor,tutoriais e etc

Dicas

Dicas sobre varios asuntos

Novidades

tudo o que acontece no mundo e que vira asunto

Ubuntu Server: Instalação
Fonte: http://www.opcaolinux.com.br
Índice do Artigo
Ubuntu Server: Instalação
Iniciando a instalação
Rede, Nome e Localidade
Particionando o disco
Usuário administrador
Procedimentos finais

Tutorial O objetivo deste tutorial é mostrar os detalhes da instalação do Ubuntu Server para que possa ser usado sem maiores problemas com as soluções disponibilizadas aqui no site. Entendidas e seguidas as orientações mostradas a seguir, a instalação de qualquer uma das nossas soluções já portadas para o Ubuntu será rápida e eficiente.
Atualmente apenas a solução E-jovem Proxy está pronta para o Ubuntu Server, mas logo logo iremos iniciar os trabalhos para portar também as demais soluções para essa plataforma.

Requisitos

Para iniciar a instalação do Ubuntu Server:
  • O CD de instalação do Ubuntu Server: embora possamos usar a versão desktop como servidor, recomendamos veementemente a utilização da versão server;
  • Um servidor com duas interfaces de rede: o nosso servidor terá a função de gateway da rede local, com uma interface conectada à rede local e a outra ao roteador (modem ADSL) de acesso à Internet, por isso a necessidade de duas interfaces;
  • Uma conexão ativa com a Internet: durante a instalação da distribuição e da solução adotada, será necessário acesso à Internet para que sejam baixados e instalados os pacotes necessários aos serviços que serão executados;
  • Paciência: os procedimentos de instalação do sistema são bastante simples, como veremos a seguir, mas poderão demorar algum tempo dependendo do hardware do servidor e da velocidade do link de Internet.

Procedimentos Iniciais

Neste tutorial, partiremos do princípio de que a conexão com a Internet será feita através de um modem ADSL roteado, que fornecerá automaticamente as configurações de rede ao servidor através do seu serviço DHCP. Algo semelhante ao serviço Velox da OI.
Caso o seu modem não possua capacidade de roteamento, será necessário configurar o discador PPPoE no servidor para ativar o acesso à Internet. Como a maioria dos modens atuais possuem essa capacidade, neste tutorial não abordaremos essa configuração, futuramente poderemos mostrar como fazer na seção dicas.
Conecte o cabo de rede que vem do modem na interface eth0 do servidor, insira o CD de instalação do Ubuntu Server no drive de CD e ligue a máquina. Caso não saiba qual das duas interfaces é a eth0, conecte o cabo em qualquer uma, mais adiante, durante a instalação, poderá ser verificado se a escolha foi acertada.
Para roteadores que não possuam o serviço DHCP, os dados da rede poderão ser fornecidos manualmente durante a instalação, mas lembre-se de que, mesmo assim, deverá estar conectado à interface eth0 do servidor.

Iniciando a instalação

Embora seja muito comum usar o idioma inglês em servidores, sempre utilizo o Português Brasil na instalação dos meus, afinal, porque não valorizar a língua pátria? Ao Escolher Português Brasil, o mapa do teclado será automaticamente configurado para ABNT2, esse for o seu caso, basta agora iniciar a instalação, caso contrário, selecione o mapa do teclado de acordo com o seu equipamento teclando em F3.
A figura abaixo mostra a tela inicial de instalação do Ubuntu Server.
Tela inicial

Os usuários com alguma experiência com a distribuição Debian não terão nenhuma dificuldade durante a instalação, uma vez que o Ubuntu Server utiliza o mesmo programa instalador.

Rede, Nome e Localidade

O próximo passo será a configuração da interface de rede, serão mostradas todas as interfaces de rede detectadas pela distribuição. Como dissemos anteriormente, a interface eth0 deverá estar conectada ao roteador, selecione essa interface e tecle enter.
Configuração da rede

O programa de instalação tentará configurar automaticamente a interface eth0 através do serviço DHCP do modem ADSL. Não será é necessário configurar a interface de rede eth1, aliás, nem tente fazê-lo, ela será configurada posteriormente durante a instalação da solução.
Caso programa de instalação não consiga configurar a interface de rede através do DHCP, mostrará uma tela informando o problema, nesse caso, conecte o cabo de rede na outra interface, tecle em voltar e tente novamente. Persistindo o erro, verifique se há algum problema com o modem.
Após configurada a interface de rede, será solicitado o nome do servidor. Temos que tomar cuidado aqui, pois dependendo da maneira como fornecemos o nome, os instaladores das nossas soluções irão se comportar de maneiras diferentes:
  • Fornecendo apenas o nome do servidor: Nesse caso, o programa instalador da solução irá adotar na configuração dos seus serviços os seguintes nomes de domínio:
    • OpçãoLinux PDC: o domínio default "opcaolinux" será adotado na configuração dos serviços;
    • E-jovem Proxy: o domínio default "e-jovem" será adotado na configuração dos serviços.
  • Fornecendo um nome totalmente qualificado (host.domínio): Agora, o domínio fornecido será usado por ambas as soluções.
Caso seja fornecido um nome totalmente qualificado do tipo "servidor.sua_empresa.com.br", será utilizada apenas a primeira parte do nome do domínio ("sua_empresa") para evitar conflitos com o domínio Samba, que será o mesmo.
No nosso caso, iremos fornecer o nome "servidor", onde cada solução utilizará seus valores defaults na definição do domínio (opcaolinux ou e-jovem). No seu caso, use o nome que lhe for mais conveniente.
Definindo o nome do servidor

Após configurada a interface eth0 e fornecido o nome do servidor, o próximo passo será informar a sua localidade para que seja configurado o relógio do sistema.
Localidade


Particionamento do disco

Vamos agora configurar as partições do disco rígido. A escolha do tamanho e do tipo do sistema de arquivos dependerá da função que irá desempenhar servidor, ficando a critério do administrador da rede defini-las de acordo com as suas necessidades. Abaixo damos a nossa sugestão para cada solução disponível aqui no site.

OpçãoLinux PDC e OpçãoLinux Mail:

Tipo: Manual, com as seguintes características:
  • partição raiz (/): 10Gb / ext3;
  • partição boot (/boot): 100Mb / ext3;
  • partição swap: 2 a 4Gb (dependendo do sistema);
  • partição home (/home): o restante do disco / XFS.

E-jovem Proxy:

Tipo: Assistido - usar disco inteiro, nesse caso todas as partições necessárias serão criadas automaticamente.
Particionando o disco rígido

Particionando o disco rígido

Particionando o disco rígido


Usuário Administrador

Concluído o particionado, será iniciada a instalação do sistema básico com a cópia de arquivos para o disco rígido do servidor.
Copiando arquivos

Em seguida, será solicitado o nome completo do usuário administrador do sistema. Sugerimos algo tipo Administrador do Servidor.
Usuário administrador

Para a escolha do login do usuário administrador (tela seguinte), damos algumas dicas:
  • Não use root, esse login foi reservado pelo sistema;
  • Não use admin, esse login também foi reservado;
  • Para efeito de padronização, sugerimos o login opl caso vá utilizar alguma de nossas soluções, embora isso não seja obrigatório.
Login do usuário administrador

Definidas as informações sobre o usuário administrador, será solicitada a senha desse usuário.
Senha do usuário administrador

Senha, confirmação


Procedimentos finais

Na etapa seguinte será solicitado endereço do servidor proxy da rede, como estamos conectados diretamente ao modem, não será necessário configurar nada aqui, deixe o campo vazio e tecle continuar.
Proxy da rede

Siga então para o próximo passo, que é a seleção dos pacotes que serão instalados durante a instalação do sistema. Não precisaremos instalar nada neste momento, pois todos os pacotes necessários serão instalados durante a instalação da solução escolhida, então, não marque nada e continue.
Seleção de pacotes

Serão copiados mais alguns arquivos para o disco rígido e feitas algumas configurações finais no servidor, em seguida surgirá uma tela indicando a finalização da instalação.
Fim da instalação

Reinicie o servidor. Pronto! o sistema já está instalado.
Tela de login

Depois de iniciado o servidor temos que ativar a conta root, para isso siga o seguinte procedimento:
  • Logue com o login do usuário administrador definido na instalação;
  • Defina a senha do root com os comandos sudo e passwd como mostrado abaixo:
opl@servidor:~$ sudo passwd root
[sudo] password for opl: ******
Enter new UNIX password: ******
Retype new UNIX password: ******
passwd: password updated successfully
Agora já é possível logar no servidor como root e instalar qualquer solução disponível no site que seja suportada pelo Ubuntu Server.
No momento, apenas a solução E-jovem Proxy foi desenvolvida para uso com o Ubuntu Server, mas estamos planejando portar as demais soluções para essa plataforma assim que possível.

Leave a Reply