Creative

Creative Game Blog

  • RSS
  • Delicious
  • http://www.facebook.com/andersonsgrabin
  • Twitter

Popular Posts

Hello world!
Righteous Kill
Quisque sed felis

Categoria

AION (15) Apache (1) Comandos (2) Dicas (25) FreeBsd (4) Iniciantes (90) internet (2) Jogos (4) Linux (2) Metin2 (61) Multimidia (23) Mysql (1) novidades (13) Personalização (16) Php (1) Sistema (74) softwers (32) Videos (78) web (18)

Metin2

Tudo sobre o metin dicas do jogo e configuração do servidor,tutoriais,arquivos e etc...

FreeBsd

Tudo sobre o sistema como instalação,manuseio etc...

Aion

Dicas do jogos,arquivos do servidor,tutoriais e etc

Dicas

Dicas sobre varios asuntos

Novidades

tudo o que acontece no mundo e que vira asunto

Fonte:http://www.guiadohardware.net

Recentemente fui pego por um aluno que me veio perguntando "como faço para criar DVDs no Linux?". A primeira solução que veio na minha cabeça foi o ManDVD, famoso na comunidade do KDE-Apps, por ser cheio de recursos e passo-a-passo. Contudo, um programa ainda mais simples, com pouquíssimas dependências, chamado DeVeDe me surpreendeu pela facilidade de uso e eficiência. Por isso, teve sua popularidade em alta num período de tempo muito curto, entrando para os repositórios Ubuntu, Debian, Fedora e afins em um tempo quase recorde.

O site oficial é o http://www.rastersoft.com/programas/devede.html. Veja a descrição do programa pelo próprio autor:


"DeVeDe é um programa que permite criar vídeo DVDs e CDs, aptos para um reprodutor doméstico, a partir de quase qualquer conjunto de arquivos de vídeo, em qualquer formato reproduzível pelo Mplayer. A grande vantagem sobre outros utilitários é que somente depende de Mplayer, Mencoder, DVDAuthor, VCDImager e MKisofs (bom, e do Python 2.4, PyGTK e PyGlade), pelo que suas dependências são pequenas."

Para a instalação, o mesmo procedimento de sempre. No Fedora, abra o terminal e, como root, rode:

# yum install devede

No Ubuntu e Debian, rode:

# apt-get update
# apt-get install devede

Para outras distribuições, procure pelo pacote de nome "devede" em seus repositórios padrão.

Após, isso, o programa, que se integra melhor ao GNOME, fica em Aplicações > Som e Vídeo > DeVeDe, e no KDE, em Menu K > Multimídia > DeVeDe. Ele também é acessível através do comando *devede*.

Abrindo-o, a primeira tela que veremos é a de seleção do tipo de projeto que queremos. Veja a tela, auto-explicativa:

Captura_da_tela-Escolha o tipo de disco a ser criado
Clicando em uma das opções, iremos para a parte principal do programa; note a simplicidade do mesmo. Enquanto criamos diversos capítulos no canto superior esquerdo, ao lado deste temos o local onde simplesmente adicionamos os arquivos de vídeo a serem convertidos, mostrando todas as informações logo abaixo.

Captura_da_tela-Estrutura de disco ainda não salva - DeVeDe
Abaixo ainda, temos a utilização do disco, na forma de barra, e ao lado a capacidade a ser escolhida do mesmo. Depois, observa-se três opções: apenas converter para MPEGs compatíveis, apenas criara estrutura do disco ou fazer a imagem ISO do DVD para gravação. Ainda baixo, tem-se as opções de apagar os arquivos temporários e criar uma estrutura de menus. Clicando em "Opções de menu", temos a tela:

Captura_da_tela-devede
Onde se escolhe fundo do menu, fontes, etc. Voltando à tela principal, na propriedade do título, temos o quadro abaixo, onde se determina o nome do capítulo e a ação após término:

Captura_da_tela-Propriedades do título
Nas propriedades do arquivo, temos uma gama bem diversa de configurações e acertos:

Captura_da_tela-Propriedades do arquivo
tabela1
tabela2
tabela3
tabela4
O programa, principalmente nesta parte, é auto-explicativo. Só para dar uma introduzida, podemos nela alterar taxa de vídeo e áudio, tamanho, formato, qualidade, legendas, e muitas outras opções. Depois de completar suas configurações, basta clicar em "Avançar" para o processo.

Este é o DeVeDe, um programa que destaca-se pela facilidade de uso, simplicidade e eficiência. Se você quer criar DVDs no Linux, esse é um dos fortes candidatos. Divirta-se!

Leave a Reply