Fonte:http://ubuntex.blogspot.com
Para conectar-se uma rede de IRC, é preciso usar um cliente, um programa capaz de fazer a comunicação com os servidores. Dos clientes de IRC disponíveis no Ubuntu, há um que gosto bastante: o XChat.
XChat é um cliente de IRC gráfico com uma GUI GTK+. Ele tem um look and feel parecido ao AmIRC para o Amiga. Características especiais incluem a extensão do mIRC DCC RESUME e cores do mIRC, janelas de servidor/canal múltiplas e uma API de plugins. Ele é simples, relativamente leve e roda em ambientes Linux e Windows.
O XChat possui uma versão integrada ao Desktop GNOME como seu nome apenso sugere, o XChat-GNOME. Ele segue a filosofia do GNOME em relação às interfaces do usuário, mantendo suas configurações mais gerais no GConf (o gerenciador de configurações do GNOME).
Gosto mais do XChat-GNOME porque ele é mais limpo em suas opções, apesar de às vezes elas serem um tanto escondidas. A interface pode ser meio confusa no princípio para novos usuários, mas um estudo cuidadoso dela ajuda a se acostumar muito rápido.
Vamos instalar então o XChat-GNOME:
- Usando o apt-url, clique aqui.
- Pelo terminal, use sudo apt-get install xchat-gnome ou sudo aptitude install xchat-gnome
- Pelo GNOME, use o Synaptic ou Aplicativos | Adicionar/Remover.
Na primeira vez que você o executar, será preciso dizer ao XChat qual o seu apelido (nickname) e seu nome real, usados para identificá-lo dentro da rede.
Por padrão, o XChat-GNOME conecta-se à rede FreeNode, usando o servidor irc.ubuntu.com, abrindo em seguida (aqui no Brasil) o canal #ubuntu-br. Antes de começar saindo escrevendo, clique no nome do servidor (lado esquerdo, Ubuntu Server) e veja as mensagens do servidor; pode ser que você receba alguma como
This nickname is registered. Please choose a different nickname, or identify via /msg NickServ identify .se o apelido (ou nickname) que você escolheu já esteja sendo usado. Neste caso você pode tentar um novo apelido usando o comando
/nick novonickSe o apelido que você escolheu estiver livre (i.e., não sendo usado por ninguém antes), você pode registrá-lo com seu.
Há um ótimo artigo (apesar de desatualizado) no wiki do Ubuntu Brasil sobre o XChat que pode ser consultado sobre como registrar e identificar seu apelido. Eu recomendo que, se for sua primeira vez no IRC, o faça. Não precisa ser um apelido único ou criativo. O meu, por exemplo, é JoaoSantana, e pode me incomodar quando eu estiver online :)
Mas... pode ser chato toda vez ter que digitar /msg nickserv identify senha sempre que entrar no IRC. Clientes para Windows tem a "incrível" capacidade de memorizar seus nicknames e senhas; o XChat não?
Claro que sim, mas exige uma fuçadazinha nas suas preferências (menu Editar). Há, aliás, muitas opções que você pode configurar, e é bom que o faça. Não posso apresentar um guia com todas as mudanças e implicações de cada uma das opções, portanto, fuce que é muito bom.
O que nos interessa é configurar a identificação automática quando o cliente se conectar a algum servidor. Vamos ficar com o servidor configurado por padrão, o Ubuntu Server, que nos conecta à FreeNode. Em Redes, escolha o Ubuntu Server na lista de servidores e clique em Editar. Na janela que aparece, em Senha do Nickserv coloque a senha que você configurou ao registrar seu apelido. Salve e, toda a vez que você executar o XChat-GNOME ele vai identificar você automagicamente :D
Note também duas coisas:
- Você pode marcar a caixa Conectar-se automaticamente à rede em qualquer servidor que você quiser esse comportamento. Isso é importante se você começar a se viciar nisso e acessar diversas redes de IRC.
- Na aba Usuários e Canais você pode configurar padrões de uma rede específica, como um apelido diferente e os canais que devem ser adentrados naquela rede.
No próximo post veremos alguns comandos costumeiros do usuário comum. Não mude de canal (adoro esse trocadilho...)!