Creative

Creative Game Blog

  • RSS
  • Delicious
  • http://www.facebook.com/andersonsgrabin
  • Twitter

Popular Posts

Hello world!
Righteous Kill
Quisque sed felis

Categoria

AION (15) Apache (1) Comandos (2) Dicas (25) FreeBsd (4) Iniciantes (90) internet (2) Jogos (4) Linux (2) Metin2 (61) Multimidia (23) Mysql (1) novidades (13) Personalização (16) Php (1) Sistema (74) softwers (32) Videos (78) web (18)

Metin2

Tudo sobre o metin dicas do jogo e configuração do servidor,tutoriais,arquivos e etc...

FreeBsd

Tudo sobre o sistema como instalação,manuseio etc...

Aion

Dicas do jogos,arquivos do servidor,tutoriais e etc

Dicas

Dicas sobre varios asuntos

Novidades

tudo o que acontece no mundo e que vira asunto

Fonte:http://ubuntex.blogspot.com


Para conectar-se uma rede de IRC, é preciso usar um cliente, um programa capaz de fazer a comunicação com os servidores. Dos clientes de IRC disponíveis no Ubuntu, há um que gosto bastante: o XChat.



XChat é um cliente de IRC gráfico com uma GUI GTK+. Ele tem um look and feel parecido ao AmIRC para o Amiga. Características especiais incluem a extensão do mIRC DCC RESUME e cores do mIRC, janelas de servidor/canal múltiplas e uma API de plugins. Ele é simples, relativamente leve e roda em ambientes Linux e Windows.

O XChat possui uma versão integrada ao Desktop GNOME como seu nome apenso sugere, o XChat-GNOME. Ele segue a filosofia do GNOME em relação às interfaces do usuário, mantendo suas configurações mais gerais no GConf (o gerenciador de configurações do GNOME).

Gosto mais do XChat-GNOME porque ele é mais limpo em suas opções, apesar de às vezes elas serem um tanto escondidas. A interface pode ser meio confusa no princípio para novos usuários, mas um estudo cuidadoso dela ajuda a se acostumar muito rápido.

Vamos instalar então o XChat-GNOME:
  • Usando o apt-url, clique aqui.
  • Pelo terminal, use sudo apt-get install xchat-gnome ou sudo aptitude install xchat-gnome
  • Pelo GNOME, use o Synaptic ou Aplicativos | Adicionar/Remover.
Para iniciá-lo, selecione Aplicativos | Internet | XChat-GNOME IRC Chat ou digite xchat-gnome no terminal.

Na primeira vez que você o executar, será preciso dizer ao XChat qual o seu apelido (nickname) e seu nome real, usados para identificá-lo dentro da rede.

Por padrão, o XChat-GNOME conecta-se à rede FreeNode, usando o servidor irc.ubuntu.com, abrindo em seguida (aqui no Brasil) o canal #ubuntu-br. Antes de começar saindo escrevendo, clique no nome do servidor (lado esquerdo, Ubuntu Server) e veja as mensagens do servidor; pode ser que você receba alguma como

This nickname is registered. Please choose a different nickname, or identify via /msg NickServ identify .
se o apelido (ou nickname) que você escolheu já esteja sendo usado. Neste caso você pode tentar um novo apelido usando o comando

/nick novonick
Se o apelido que você escolheu estiver livre (i.e., não sendo usado por ninguém antes), você pode registrá-lo com seu.

Há um ótimo artigo (apesar de desatualizado) no wiki do Ubuntu Brasil sobre o XChat que pode ser consultado sobre como registrar e identificar seu apelido. Eu recomendo que, se for sua primeira vez no IRC, o faça. Não precisa ser um apelido único ou criativo. O meu, por exemplo, é JoaoSantana, e pode me incomodar quando eu estiver online :)

Mas... pode ser chato toda vez ter que digitar /msg nickserv identify senha sempre que entrar no IRC. Clientes para Windows tem a "incrível" capacidade de memorizar seus nicknames e senhas; o XChat não?

Claro que sim, mas exige uma fuçadazinha nas suas preferências (menu Editar). Há, aliás, muitas opções que você pode configurar, e é bom que o faça. Não posso apresentar um guia com todas as mudanças e implicações de cada uma das opções, portanto, fuce que é muito bom.

O que nos interessa é configurar a identificação automática quando o cliente se conectar a algum servidor. Vamos ficar com o servidor configurado por padrão, o Ubuntu Server, que nos conecta à FreeNode. Em Redes, escolha o Ubuntu Server na lista de servidores e clique em Editar. Na janela que aparece, em Senha do Nickserv coloque a senha que você configurou ao registrar seu apelido. Salve e, toda a vez que você executar o XChat-GNOME ele vai identificar você automagicamente :D

Note também duas coisas:
  • Você pode marcar a caixa Conectar-se automaticamente à rede em qualquer servidor que você quiser esse comportamento. Isso é importante se você começar a se viciar nisso e acessar diversas redes de IRC.
  • Na aba Usuários e Canais você pode configurar padrões de uma rede específica, como um apelido diferente e os canais que devem ser adentrados naquela rede.
Eu sugiro, se você for novo no Ubuntu ou no Linux como um todo, que visite regularmente o canal #ubuntu-br, configurado automaticamente no XChat-GNOME, e pergunte qualquer dificuldade. Há muita gente que gosta de responder aos novos usuários e ajudá-los a resolver seus problemas. E faça amigos!

No próximo post veremos alguns comandos costumeiros do usuário comum. Não mude de canal (adoro esse trocadilho...)!

Leave a Reply