RecordMyDesktop: Filmando a área de trabalho
RecordMyDesktop, que tem a mesma finalidade dos anteriores, mas com uma vantagem: é bem mais leve.
Diferente do Krut e do XVIDCap, o RecordMyDesktop, apresentou um melhor resultado final, com um vídeo mais limpo e o melhor: sem as travadas que os anteriores apresentaram (pelo menos no meu caso).
O programa trabalha com arquivos no formato ogg-vorbis (.ogg para áudio e .ogv para vídeo), o que significa que, se quisermos arquivos em outro formato, será necessário usar algum programa adicional para a conversão desses formatos, como o Hyper-Vídeo-Converter.
Em todo caso, fica aqui a indicação para quem quiser testar ou usar o programa para criar seu próprio vídeo tutorial.
Vamos à instalação:
O RecordMyDesktop pode ser instalado no Ubuntu através do apt-get, usando para isso o seguinte comando:
$ sudo apt-get install recordmydesktop gtk-recordmydesktop
O mesmo pode ser feito via synaptic: basta procurar e instalar os pacotes recordmydesktop e gtk-recordmydesktop.
Na janela principal do programa podemos selecionar se queremos gravar a área de trabalho inteira, apenas uma janela ou uma determinada área.
Nessa mesma janela podemos escolher a qualidade de video e som (não testei o som). Em “avançado”, podemos ajustar algumas opções adicionais:
Aqui podemos selecionar a pasta onde os arquivos temporários serão deixados, a quantidade de quadros capturados, a quantidade de canais de áudio, assim como a sua qualidade e mais algumas opções.
Com tudo ajustado, basta clicar em “gravar” na jenela principal do programa para iniciar a captura. O botão do ao lado do relógio mudará, indicando que a captura está em andamento. Para interromper, basta clicar nesse mesmo botão e esperar que o programa faça a conversão dos arquivos temporários.
Agora, basta instalar o programa e começar a criar seus próprios vídeo-tutoriais.



