Terminal: usando o comando find
O terminal é uma das ferramentas mais úteis do Linux, através dele podemos executar uma infinidade de tarefas, muitas vezes de forma mais rápida do que se fossem executadas em modo gráfico.
Localizar arquivos no terminal pode parecer, em um primeiro momento, uma tarefa bem complicada, todavia, usando os comandos corretos, podemos obter resultados melhores do que se estivéssemos usando um programa gráfico.
O comando usado para localizar arquivos no terminal é o find.
Com ele, podemos especificar onde e como procurar, criando filtros nas buscas rapidamente. Veja um exemplo do seu uso:
Suponha que temos uma pasta com uma coleção de músicas em mp3. Sabemos que ela está na nossa home e tem o nome de “the best of linux”, mas não sabemos exatamente onde ela está, pois nossa home está absurdamente bagunçada;-).
Tendo isso em mente, podemos usar o find para nos dizer onde está a pasta:
$ find -name “the best of linux”
Ao executar o comando acima, será retornado o caminho da pasta, o que nos permitirá encontrá-la facilmente. Lembre-se de usar aspas “” sempre que houverem palavras separadas por espaço.
Não lembra se os nomes da busca estão escritos com letras maiúsculas ou minúsculas? Simples, substitua o comando -name por -iname. Veja:
$ find -iname “the best of linux”
Outro exemplo. Agora apanas por uma parte do nome:
$ find -name “the best*” (encontra tudo que tenha “the best” no início)
$ find -name “*of linux” (encontra tudo que tenha “of linux” no final)
O * (asterisco) serve nesses exemplos acima como um curinga, usado quando não sabemos ou não queremos informar o trecho exato.
Quer mais um exemplo? Que tal encontrar todas as mp3 existentes na sua home?
$ find -name *.mp3
O resultado do comando acima será uma lista com local e nome de todas as mp3 existentes em sua home.
Dependendo da quantidade de arquivos mp3 em sua home, pode ser uma lista bem extensa. Que tal incrementar o comando acima e criar uma lista em um arquivo de texto? Isso pode ser feito em segundos, e o melhor, de forma automática, veja:
$ find -name *.mp3 >> /home/usuário/Desktop/lista_de_músicas
O comando acima cria uma lista com os caminhos e nomes das músicas em formato mp3 existente na sua home. O comando >> “imprime” o resultado do comando find em um arquivo de saída, que chamamos de “lista_de_músicas”, esse arquivo será criado em sua área de trabalho.
Por padrão, o comando find realiza buscas apenas em sua home, entretanto, podemos especificar uma pasta na qual o comando será executado, basta acrescentar o caminho após o “find”. Veja:
$ find / -name *.mp3
Esse comando irá procurar por arquivos mp3 em todas as pastas do sistema. Obviamente, ele não irá retornar resultados das pastas na qual você não tem permissão de acesso.
O que apresentei aqui foi apenas o básico do find. Existem muitos outros parâmetros que podem ser usados em conjunto com esse comando para as mais diversas tarefas.
Para ter acesso à lista de parâmetros do comando find, use no terminal os comandos $ man find ou $ find –help.



