Creative

Creative Game Blog

  • RSS
  • Delicious
  • http://www.facebook.com/andersonsgrabin
  • Twitter

Popular Posts

Hello world!
Righteous Kill
Quisque sed felis

Categoria

AION (15) Apache (1) Comandos (2) Dicas (25) FreeBsd (4) Iniciantes (90) internet (2) Jogos (4) Linux (2) Metin2 (61) Multimidia (23) Mysql (1) novidades (13) Personalização (16) Php (1) Sistema (74) softwers (32) Videos (78) web (18)

Metin2

Tudo sobre o metin dicas do jogo e configuração do servidor,tutoriais,arquivos e etc...

FreeBsd

Tudo sobre o sistema como instalação,manuseio etc...

Aion

Dicas do jogos,arquivos do servidor,tutoriais e etc

Dicas

Dicas sobre varios asuntos

Novidades

tudo o que acontece no mundo e que vira asunto


Desde que voltei a usar o Linux tenho procurado por um player que possuísse uma feature similar a uma que sempre gostei no Windows Media Player: completar informações faltantes em arquivos de áudio e organizá-los por artista/álbum na pasta de músicas do usuário. Infelizmente, nunca encontrei um que fizesse isso. Em compensação, encontrei o Picard.


O Picard  é um programa desenvolvido pelo MusicBrainz, uma base de metadados de música comunitária que tenta criar um site de informação musical completo. Vários programas utilizam a base do MusicBrainz para recuperar as informações de faixas de CD durante sua execução e/ou cópia, permitindo que uma coleção de música digital esteja bem organizada. Às vezes, entretanto, músicas baixadas de sites ou programas P2P podem ter informações como artista, álbum, nomes e números de faixa incompletas, erradas ou faltando. A alteração manual é sempre uma opção; mas para quê fazê-lo, se é possível automatizar a tarefa?

É aí onde entra o Picard. Ele consulta a base do MusicBrainz, completando e corrigindo as informações em arquivos de áudio. Para instalá-lo, basta executar o conhecido sudo apt-get install picard.

Sua interface é bastante intuitiva, como pode ser visto abaixo. Clicando em Adicionar Arquivos ou Adicionar Pasta o usuário pode navegar em seu sistema de arquivos em busca das músicas ou pastas de música que queira organizar, e o Picard normalmente faz todo o trabalho sujo.


 


Para que ele salve as músicas corretamente, entretanto, é preciso fazer algumas configurações adicionais nele. Em Opções | Opções..., em File Naming, selecione Renomear Arquivos e Mover Arquivos, indicando neste último a pasta onde estão normalmente armazenadas as músicas em seu sistema. Estando isto configurado, basta apenas selecionar o álbum proposto no lado direito e escolher Salvar: o Picard então gravará os metadados nos arquivos e os moverá para subpastas no formato artista/álbum.

Algumas vezes o Picard parece não recuperar as informações. Para contornar isto, selecione as músicas ou álbuns e clique em Verificar. Ele então procurará pelas fingerprints das músicas na base de metadados, fazendo então seu trabalho. Algumas vezes isso não funciona; não é um erro do programa, entretanto. Pode acontecer de uma faixa possuir a mesma identificação de outra, nem mesmo relacionada, ou o MusicBrainz simplesmente não possui aquela faixa em sua base. Nesse caso, se você tiver os metadados corretos, por que não colaborar com o site?

Leave a Reply